VENCEDOR

ANDRÉ PIMENTEL

André Pimentel nasceu em Angra do Heroísmo, a 6 de Abril de 1989.
Atualmente, frequenta a licenciatura de Design de Comunicação na Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos e encontra-se a terminar o curso profissional de Fotografia no Instituto Profissional de Fotografia (IPF), no Porto.
Em 2009, concebeu a imagem gráfica da 2.ª edição do LABJOVEM.
Em 2012 conquistou o 1 º e 2º lugar na categoria de fotografia na 3ª Edição do LABJOVEM.

CASA DAS LETRAS

O cérebro humano alberga milhões de células. Entre as quais encontram-se estruturas que conseguimos diferenciar, como o caso do córtex cerebral ou dos lobos cerebrais, que dão origem ao formato que se imagina, quando se tenta criar a imagem mental de como é o cérebro, no seu interior.
É no seguimento desta comparação que se integra o projeto “Casa das Letras”. Aqui, todas as componentes, que compõem esta parte fundamental ao ser humano, são substituídas pelo abecedário, em que o lettering assume a forma
do cérebro.

__________________________________________________

Selecionado

LUÍS ANDRADE AUGUSTO

Luís Augusto Andrade nasceu em Lisboa em 1984. Bacharel em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
Vive na ilha de São Miguel onde têm desenvolvido projectos nas áreas do design gráfico, poesia, fotografia e rádio.

FORÂNEOS

“Forâneos” explora as dicotomias familiar-estranho, concreto-abstrato, partindo das letras do alfabeto latino, frames formais da linguagem, do pensamento e da cultura que se revelam na escrita do quotidiano.
A Times New Roman, fonte histórica da imprensa, disseminada em jornais, livros, web e softwares digitais, fornece os moldes às múltiplas composições, submetidas a operações de multiplicação, rotação e sobreposição – processo de transmutação em formas e padrões que adquirem autonomia, criando novas leituras.