Vencedora

SARA AZAD

Sara Azad nasceu em 1990, Ponta Delgada, Azores. Estudou Design de Comunicação e Produção Audiovisual (2008-2011) e Comunicação Audiovisual, com especificação em Cinema Documental (2012-2014), no Porto. Estagiou em 2012 no jornal Açoriano Oriental e, em 2015, na Agência Catalana de Notícies. Tem grande interesse pelo documental e também pela animação, pelo que pretende explorar nos seus projectos pessoais estas duas áreas em conjunto.

EM LUGAR NENHUM

“Em Lugar Nenhum” (2015) isola o olhar num universo paralelo e distante ao do nosso dia-a-dia. Trata-se de um conjunto de fotografias postais, não de destinos turísticos mas de pequenas partículas de um quotidiano ao longo de 5 anos, no qual se pretendeu realçar na fotografia o que atraiu e imobilizou o olhar.

________________________________________________

Selecionado

ANDRÉ PIMENTEL

André Pimentel nasceu em Angra do Heroísmo, a 6 de Abril de 1989
Atualmente, frequenta a licenciatura de Design de Comunicação na Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos e encontra-se a terminar o curso profissional de Fotografia no Instituto Profissional de Fotografia (IPF), no Porto.
Em 2009, concebeu a imagem gráfica da 2.ª edição do LABJOVEM.
Em 2012 conquistou o 1 º e 2º lugar na categoria de fotografia na 3ª Edição do LABJOVEM.

X TO X

Este conjunto de fotografias, com um tom cinematográfico bastante acentuado, foca-se em cenas de um assassinato – entre assassino e vítima, em que ambas as personagens são, na realidade, a mesma. A narrativa é desenrolada em círculo, isto é, há um aumento do mistério em volta do caso, não deixando que se consiga identificar um início ou fim. O projeto é apresentado em caixa de luz com vista a reforçar o espectro cinematográfico desta série fotográfica e fazer o olhar do observador convergir para a mesma.

________________________________________________

Selecionado

CARLOS MELO

Carlos Brum Melo nasce em S.Miguel em 1985, e é apaixonado pela viagem e fotografia. Com formação inicial, avançada (José Franco) e documental (Rui Pires), publicou em 2015 n’O Mundo da Fotografia e criou o projeto solidário Açores pelo Nepal.
Próximo desafio: Nicarágua, El Salvador e Guatemala.

LUZ VS. SOMBRA

O projeto “luz vs. sombra” assume-se como um projeto conceptual, que aborda a natureza enquanto monumento natural, apresentando-se uma série de fotografias captadas no sul de Marrocos em maio de 2015. Os 3 registos panorâmicos, ligados e regidos por um horizonte que separa água e areia, centram-nos na pureza das suas linhas, na intensidade dos seus contrastes e na perfeição dos seus reflexos. No final da obra, o intuito é um de mera fruição das linhas que a natureza produz.