Vencedor

LUÍS BRUM

Nasceu no ano de 1985. Depois de alguns anos na área da Arquitetura paisagista começou em 2011 a dedicar-se ao desenho, ilustração e outras formas de artes plásticas em geral.
Tem algumas exposições feitas mas nada de monta.
O seu pequeno almoço é normalmente uma torrada com uma chávena de café grande. Idealmente com um copo de sumo de laranja natural.

À PROCURA DE TERRA

“À Procura de Terra” são três linogravuras que refletem uma relação do Açoriano com o Mar e os seus maiores seres, as Baleias. Uma confusão do coração que olha para estes gigantes como terra e a própria saga inicial da busca das próprias ilhas, que no desconhecido se movem até se fixarem na memória dos homens. É a afirmação duma procura constante por um lugar que por vezes se encontra mas que está sempre em movimento pois quem o procura não está parado.

________________________________________________

Selecionado

MARCO FRAGA DA SILVA

Nasceu na ilha do Faial em 1981.
Estudou na área das Artes no liceu Dr. Manuel de Arriaga. Em 1999, ingressou na Faculdade de Belas Artes do Porto onde estudou Design de Comunicação. Após a conclusão da sua licenciatura, deslocou-se para Lisboa onde trabalhou na área do Teatro de Animação e tirou um curso de Cinema de Animação nas Belas Artes de Lisboa (CIEAM). De 2007 a 2015, leccionou várias unidades curriculares na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja.

GEOMETRIA DO MEDO E DA FUGA

Este projeto de ilustração, intitulado “Geometria do Medo e da Fuga”, está associado a um conjunto de poemas criados pelo autor. Estas colagens analógicas refletem o carácter introspectivo, desconcertante e por vezes surrealista dos textos que ilustram.
As temáticas do medo e da fuga estão patentes em cada uma delas e a geometrização que a arte da colagem permite é evidente nos vários pedaços de imagens que, através de sobreposições cuidadas, criam o imaginário específico que o autor desejou atingir.

_________________________________________________

Selecionado

IVAN FERREIRA

Ivan Andrade Ferreira utiliza o alter-ego NAVI como personagem representante do seu trabalho, Nascido no ano de 1994 em Ponta Delgada Açores, estudou artes visuais no ensino secundário até o ano de 2012 e seguiu design gráfico no Ensino superior na ESAD:CR.
Dedica uma parte do seu tempo às personagens que vai criando quer em diário gráfico quer em murais criando relações temáticas ou explorando diferentes materiais.
NAVI afirma-se como sendo uma personagem criativa.

A EXTRACÇÃO DA ALMA

na Noite,
em que remar contra uma densa maré
tinha-se tornado impossível.
num reino,
onde o pensamento tinha caído num vazio sem fim.
os olhos,
estes, já não distinguiam, já não viam…
Parte assim, numa onda intrusiva, aquilo a que chamam vida.