VENCEDORES

CARLA VERÍSSIMO // JUAN CASCALES

Carla Veríssimo

Nasceu em 1979, em Leiria. Licenciada em Biologia. Vive em São Miguel, desde 2010. Escreve desde sempre. Faz parte da sua identidade. É uma paixão, através da qual se partilha com os demais. Artista e activa cultural e socialmente. Autora de vários blogues. Tem dois livros de prosa-poética publicados.

Juan Cascales

Nasceu em 1986, em Alicante. Licenciado em Biologia. Vive nos Açores desde Janeiro de 2013. Tem trabalhado como Biólogo e Fotógrafo em São Miguel e no Faial. Na área da Literatura, tem publicações em várias revistas de Espanha, tais como Manifiesto Azul, Molínea, Acantilados de Papel, Ágora, Almiar, Ariadna RC.

AMÁLGAMA

“Amálgama” nasce da combinação e mistura de poesia, a duas línguas, de dois autores, Biólogos e apaixonados pela Escrita.

Um percurso de perguntas e respostas sequenciais, onde infância, inocência, silêncio, universal, sinceridade, liberdade, tempo, regras sociais, evolução pessoal, aceitação, surgem nas páginas para ser sorvidas, absorvidas, reflectidas, debatidas.

Multitude de visões, humor, sarcasmo, ternura, sensibilidade, dureza da vida, música, comunicação, origem são as raízes desta Amálgama.

___________________________________________________

Selecionada

ANA ROSS

Criada nos Açores, licenciei-me em Antropologia em 2004 e mais tarde, em 2010, completei o mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional. Actualmente, coordeno uma ONG para o Desenvolvimento sediada em Lisboa com projectos em diversas áreas, tanto em terrítório nacional como nos PALOP.

MÚLTIPLOS PRESENTES

O projeto é um seleção de textos – crónicas de viagem – que fui escrevendo ao longo de várias viagens que fiz. Os textos não são representativos de todas as viagens. Centram-se numa viagem à Índia, que fiz no âmbito da minha dissertação de mestrado; em Angola, onde residi durante um ano e meio como técnica-voluntária num projeto de Cooperação para o Desenvolvimento; e em Lisboa, onde tenho residido a maior parte do tempo nos últimos 15 anos. Por fim, a seleção pretende ilustrar os múltiplos presentes com os quais nos confrontamos, seja aqui perto ou no outro lado do mundo.

__________________________________________________

Selecionado

MARCO FRAGA DA SILVA

Nasceu na ilha do Faial em 1981.
Estudou na área das Artes no liceu Dr. Manuel de Arriaga. Em 1999, ingressou na Faculdade de Belas Artes do Porto onde estudou Design de Comunicação. Após a conclusão da sua licenciatura, deslocou-se para Lisboa onde trabalhou na área do Teatro de Animação e tirou um curso de Cinema de Animação nas Belas Artes de Lisboa (CIEAM). De 2007 a 2015, leccionou várias unidades curriculares na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja.

GEOMETRIA DO MEDO E DA FUGA

Este livro, intitulado “Geometria do Medo e da Fuga”, é um livro de poesia, acompanhado de ilustrações e fotografias que exploram as ‘imagens’ e ansiedades que o autor expressa através do texto. O conjunto de poemas remetem para um imaginário específico em que os temas do Medo e da Fuga são os vetores preponderantes.

_____________________________________________________

Selecionada

LIA GOULART

Cresci no Faial de onde me considero nascida. As artes fizeram sempre parte da minha vida, nas suas mais variadas formas, sempre na tentativa de compreender e de expressar o mundo que me rodeia.

A MINHA AMIGA SAUDADE

O Carlos e o Roberto eram dois amigos de verdade, que por forças opostas às suas vontades, se separaram fisicamente. A Saudade foi o que ficou e ainda continua presente. Um dia pensei como as crianças lidam com estas questões e como se poderia ajudá-las no desenvolvimento da sua inteligência emocional. Acho que apesar da minha boa intenção, acabei por escrever um conto para adultos, aos olhos de duas crianças.